VARIEDADES DE CAFÉ

por Florada Mineira | 30 de agosto de 2023

Você já ouviu falar em Catuaí, Arara, Rubi, Bourbon, Mundo Novo? Essas são algumas variedades de café. Com o crescimento dos cafés especiais o consumidor de café passou a ter conhecimento da variedade do café que está consumindo. O café é uma planta exótica em nosso país, ou seja, ela não é uma planta nativa do Brasil, foi trazida da Etiópia.

Legal, mas o que isso tem haver com a variedade? As plantas que são cultivadas em nosso país passaram por processos de melhoramento genético para aprimorar as caracterísicas relacionadas ao seu cultivo, resistência a pragas e doenças, aumento de produtividade, altura da planta, tolerânia a falta de água e outras caracteríscas.

No Brasil foi introduzido em 1727 a cultivar Typica e foi cultivada por mais de 100 anos com os nomes de café nacional, arábica e crioulo. Em 1859, foi introduzido a variedade conhecida com Bourbon Vermelho trazida da África. Somente em 1932 iniciou-se um programa nacional de melhoramento genético, coordenado pelo Instituto Agronomico de Campinas (IAC), e  ao longo da história várias instituições de pesquisa têm criado e aprimorado diversas cultivares de café.

Destaquei algumas variedades e irei apresentar algumas características de cada uma delas:

 

ARARA

Essa variedade foi desenvolvida por seleção de duas plantas de uma lavoura de Obatã-PR. Observou-se algumas plantas com frutos amarelos no meio da lavoura de frutos vermelhos. A Fundação Procafé registrou, em 2012, a variedade Arara que apresenta porte baixo, resistência a algumas doenças e produtividade muito alta de frutos amarelos com grãos grandes e bebida de excelente qualidade.

Você pode apreciar esse sabor nos rótulos:

Café Especial Florada Mineira - Variedade Arara

 

BOURBON AMARELO

Uma das hipoteses do surgimento desta variedade é que tenha ocorrido uma mutação na variedade Bourbon Vermelho. As plantas de Bourbon Amarelo tem porte alto e se adaptam a elevadas altitudes, porém são bastante susceptíveis a doenças, uma planta que requer bastante atenção. Mas todo esforço em sua produção vale a pena, quando se prova os cafés desta variedade, eles são referência em qualidade.

 

BOURBON VERMELHO

Trazida da antiga ilha de Bourbon na África essa variedade sempre teve papel importante na cafeicultura brasileira. Suas plantas de porte alto produz frutos de coloração vermelha e com maturação precoce proporcionam uma bebida de sabor diferenciado e único. Cafés desta variedade se destacam pela doçura natural da bebida e a grande adaptabilidade das plantas a diversos locais.

Você pode apreciar esse sabor nos rótulos:

Café Especial Florada Mineira - Variedade Bourbon Vermelho 86

 

CATUAÍ AMARELO

Esta variedade é resultado do cruzamento de plantas da variedade Caturra Amarelo e Mundo Novo. O Catuaí Amarelo é uma das variedades mais cultivadas no Brasil ao vigor produtivo e ao porte baixo da planta, além é claro da alta produtividade e qualidade da bebida.

Você pode apreciar esse sabor nos rótulos:

Café Especial Florada Mineira - Variedade: Catuaí amarelo 83

Café Especial Florada Mineira - Var: Catuaí amarelo 87,6

 

CATUAÍ VERMELHO

O termo Catuaí, em tupi-guarani, significa “muito bom”. E o Catuaí Vermelho é resultado da recombinação de plantas das variedades Mundo Novo e Caturra combinando o porte baixo, vigor e alta proutividade selecionados em plantas de frutos de coloração vermelha. Os cafés desta variedade trazem uma experiência marcante com sabores marcantes.

Você pode apreciar esse sabor nos rótulos:

Café Especial Florada Mineira - Var: Catuaí vermelho 87

 

MUNDO NOVO

Esta variedade é o nome dado as plantas oriundas do cruzamento das variedades Sumatra e Bourbon Vermelho. As principais características são porte alto, elevada produtividade e o alto vigor, uma das variedades mais cultivadas, principalmente por favorecer a colheita mecanizada. Seus frutos de coloração vermelha produzem grãos com boa qualidade de bebida.

 

RUBI

Esta variedade é fruto do cruzamento das variedades Catuaí Amarelo e Mundo Novo o que resultou em uma planta de porte baixo e alto vigor vegetativo. Os frutos maduros são vermelho-escuros e as sementes de formato chato, pouco utilizada comercialmente, porém trás uma bebida boa e bastante marcante.

Você pode apreciar esse sabor nos rótulos:

Café Especial Florada Mineira – Variedade: Rubi 86

 

         Navegar pelas variedades de café especial é como viajar por um universo de sabores. Cada gole é uma oportunidade de mergulhar em diferentes características. Portanto, se você é um verdadeiro entusiasta ou apenas está começando a explorar o mundo do café, permita-se saborear as nuances infinitas que essas variedades especiais têm a oferecer. Cada xícara é uma jornada sensorial que vale a pena ser apreciada com calma e curiosidade.