V60
por Florada Mineira | 25 de outubro de 2023
Hoje vamos falar um pouco deste método que é tão querido e apreciado no mundo inteiro. Você já viveu a experiência de não saber do que se trata quando nas cafeterias te oferecem a famosa V60? Pois é, se no meio do café especial e das cafeterias esse termo é comum, no dia a dia a maioria das pessoas pouco se conhece sobre esse método de preparo.
Hario é a empresa que desenvolveu o utensílio conhecido como V60, fundada em 1921, em Toquio no Japão, a empresa era especializada em vidrarias para laboratório. Após a 2ª Guerra Mundial a empresa sente a necessidade de expandir seus produtos e inicia a produção de itens para cozinha, inclusive voltados ao café.
A Hario só fica conhecida mundialmente no universo dos cafés a partir de 2005 com a criação da V60, inicialmente produzido em cerâmica e vidro, depois em plástico, e, finalmente, em metal. A empresa em 10 anos de criação deste utensílio ganhou centenas de prêmios de design. O nome V60 se dá pelo ângulo de 60 graus do seu cone.
Neste momento a dúvida que deve estar em sua cabeça é: e o que isso tudo influência no preparo de café? Por que será que é tão famosa e queridinha? São 3 as principais características que o torna um utensílio tão amado, o formato cônico de 60º permite que a água se concentre no centro do filtro ampliando o tempo de contato com o pó de café. Outro benefício encontra-se no furo único no centro do filtro que permite ao preparador do café o controle da velocidade do fluxo de água. E por fim, seus sulcos em espiral permitem o escape do ar maximizando a expansão do pó de café.
As principais variáveis que podemos controlar durante a extração são o tamanho da moagem e o fluxo de água. Quando se utiliza moagens mais finas (grânulos do tamanho de grânulos de sal) tem-se cafés mais encorpados. Ao passo que alterando o fluxo de água alteramos o corpo da bebida, por exemplo, com a adição mais lenta da água teremos uma bebida mais encorpada, mas se adicionar a água mais rápido teremos uma bebida mais fraca e com corpo menos denso.
Uma receita base para começar a ter experiência com preparo de seu cafezinho na V60 é utilizar 25g de café especial para 400 ml de água. Seguindo a adição de água em 3 etapas: 1ª faça a pré-infusão com 50ml de água (muito importante para hidratar e liberar os gases contidos no pó) e aguarde 30 segundos; 2ª adicione agora 200ml de água e aguarde por mais ou menos 1 minuto; e 3ª adicione os 150ml restantes de água e aguarde mais 1 minuto. Lembrando que nas adições de água em todas as etapas ela deve ser despejada em movimentos circulares no sentido anti-horário.
E você, já experimentou café coado no Hario V60? Não perca a oportunidade de experimentar uma bebida de sabor limpo e suave, realçando todos os sabores dos cafés especiais. Que tal experimentar um café da Florada Mineira neste método? Adquira já o seu cafezinho.