O QUE É UM CAFÉ ESPECIAL?

por Florada Mineira | 05 de abril de 2023

Você já parou pra pensar sobre o que exatamente é um café especial? Por que ele é tão diferente dos cafés tradicionais?

O termo CAFÉ ESPECIAL refere-se aos cafés que atingem 80 pontos na escala sensorial (0 a 100) proposta pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Nesta metodologia são avaliados vários aspectos relacionados aos grãos como ausência de outra materiais que não sejam café, ausência de defeitos nos grãos, bem como características sensoriais da bebida, o aroma, a doçura, a acidez, o corpo e a finalização na boca.

Estes atributos que são examinados são resultado: (1) de um café que é produzido em locais que favorecem a produção de frutos cheios de doçura; (2) do cuidado do produtor durante todas etapas do processo produtivo; (3) do rigor durante todo processo de separação dos frutos maduros e processamento dos grãos inteiros e sem defeitos; e (4) finalizando com a etapa crucial que é o ponto de torra para que não se queime todo trabalho até aqui.

Gosto muito da frase que ouvi de um produtor de café especial que dizia: - Todo café começa com 100 pontos, os processos durante todas as etapas que vão tirando esses pontos.

E quem atribui essas notas? Qualquer pessoa pode dar notas para os cafés?

Os cafés são denominados especiais após a sua avaliação que é realizada por um Q-GRADER, esse é um profissional treinado, qualificado e certificado, que fica responsável por avaliar e testar as qualidades dos cafés. Para se tornar um Q-GRADER a pessoa deve ser credenciada e certificada pelo Coffee Quality Institute (CQI), sendo assim declarado expert em café, ficando apto para analisar as especificidades e atribuir notas aos cafés.

E qual a diferença com os cafés tradicionais que conhecemos?

Os cafés tradicionais normalmente apresentam alta incidência de defeitos nos grãos, o que cria a necessidade de fazer a moagem bastante fina e a torra escura (Café Forte) ou muito escura (Café Extra Forte) para disfarçar essas imperfeições, estes fatores trazem sabor bastante amargo a bebida e a necessidade de adoçá-los. Numa analogia comparativa entre as diferentes denominações de café do mercado poderiamos elencar os CAFÉS ESPECIAIS como os de melhor qualidade, os GOURMETS na sequencia, seguido dos SUPERIORES e os de pior qualidade os cafés denominados TRADICIONAIS e EXTRAFORTE.

Aproveite para conhecer um café especial e apreciar o verdadeiro sabor do café, provando um de nossos rótulos. CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL

 

ATENÇÃO: evite comprar cafés extrafortes, pois eles são mais escuros devido a necessidade de esconder uma maior quantidade de imperfeições e de impurezas, a intensidade da torra não está relacionada com o café ser mais intenso, até porque a única intensidade que se pode notar no sabor desta categoria é a intensidade do sabor de queimado.