DIA NACIONAL DO CAFÉ
por Florada Mineira | 24 de maio de 2023
Café especial é feito de histórias reais
O dia 24 de maio é o dia escolhido para celebrarmos este produto tão importante em nossas vidas. No Brasil adotou-se este dia por ser uma data que marca o início da colheita nas principais regiões produtoras.
O país se destacou pela produção em grande escala, diversidade de tipos e qualidade dos grãos. A cadeia produtiva do café tem papel importante na economia do país, gerando emprego e renda. Esta qualidade começou a ser bastante valorizada e isto impulsionou a produção dos Cafés Especiais, vertente que surgiu com os concursos de qualidade do café abrindo portas para o desenvolvimento do café especial.
Atualmente o cultivo de cafés focado na produção dos Cafés Especiais tem crescido e vem nos apresentando histórias incríveis de pessoas que se dedicam ao café, como é o caso dos produtores parceiros da Florada Mineira Cafés Especiais, e é um pouco do sentimento quando questionados sobre a importância do café na vida de cada um deles.
“Bom, minha família está inserida na Cafeicultura a mais de 20 anos. Começamos com um pedacinho de chão, plantando as primeiras variedades, com pouco conhecimento e sem nenhuma experiência. Mas como tudo na vida, fomos apreendendo com os desafios, e não foram poucos durante a caminhada. Teve as adversidades climáticas, crise de preços baixos, alta nos insumos por aí vai, mas a gente teve perseverança e passamos por tudo isso. Hoje nós temos a certeza que os desafios continuam, temos que ser profissionais na atividade, tudo deve ser muito bem planejado. Ademais, com a pressão dos mercados mais exigentes em qualidade não só de bebida, mas principalmente da qualidade ambiental do café que produzimos. O café hoje representa tudo na minha vida, é com ele que eu trabalho e tiro todo o sustento da minha família. É através do café que eu pude conhecer pessoas incríveis, e aprender com cada uma delas. Foi por esse cafezinho presente no dia-dia das pessoas que eu escolhi cursar Engenharia Agronômica e buscar conhecimento de ciência para continuar na lida das minhas lavouras. E hoje tenho a responsabilidade, como profissional de cultivar com preservação, sempre em harmonia com a natureza. Viva esse dia, e viva o café.“ (Liniker Rafael Rodrigues)
“O café representa a história da nação brasileira. Não se pode separá-las. E agora representa a descoberta, o aprendizado dos "novos" cafés especiais, que está na boca do povo.” (Amélia de Cássia C. Pereira)
" O café representa o recomeço, voltar às origens, poder sonhar e trabalhar com o que se ama fazer, adquirir novos conhecimentos todos os dias, o café é estar sempre aprendendo e nunca estático ". (Marcos Leriano da Silva)
O café representa tudo na minha, venho de uma família humilde, onde meu pai e minha mãe sempre trabalharam na colheita do café e tive minha infância na lavoura de café, pois estudava e quando chegava eu ia para o café com meus pais. Aos 16 anos optei por sair da escola e trabalhar com café, comecei no terreiro, onde trabalhei por 5 anos como operador de máquinas, ou seja, no lavador de café. Daí cresceu a vontade de trabalhar na lavoura. Hoje eu e Marcos trabalhamos o café para chegar nas bebidas sempre de alta qualidade.” (Willian Lopes da Silva)
“Meu caso café representa principalmente, mudanças e oportunidades, porque ele trouxe uma reviravolta na história da minha família quando eu e a Camila decidimos sair da rotina de uma cidade grande e trabalhar com café. Foi aí que entramos nesse mundo, precisamos começar do zero fazendo alguns cursos. Já conseguimos pegar bastante experiência, aprendemos muito e ainda tem muita coisa para aprender todo dia é um novo desafio. Eu sou formado na área de exatas e tive que aprender muito sobre a parte Agronômica. Hoje temos uma nova rotina que nos traz mais liberdade, não ficamos mais presos dentro de um escritório, conseguimos nos dedicar mais as crianças e de nossa casa. Além do mais conhecemos muitas pessoas, fizemos amizades nos encontros que o café proporciona diferente de outras culturas.” (Willer de Carvalho Arantes)
O café se tornou um símbolo nacional, fazendo parte da cultura brasileira e do dia a dia das pessoas vamos brindar com UM CAFÉ ESPECIAL este dia tão importante para cafeicultura brasileira.