DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ
por Florada Mineira | 05 de outubro de 2023
Quando pensamos em café logo nos vem a memoria dele quentinho coado na hora. Tamanha é a importancia dessa bebida mundialmente apreciada que se dedica um dia a ela, neste ultimo domingo, dia primeiro de outubro celebramos o Dia Internacional do Café. Este dia foi criado na intenção de unificar as comemorações, pois cada país tem seu dia específico dedicado ao café, foi então que a Organização Internacional do Café (OIC), com seus 74 Estados membros e 26 associações do setor cafeeiro do mundo todo uniram-se para celebrar o primeiro Dia Internacional do Café oficialmente em 1º de outubro de 2015.
O café que tem significativa importância no agronegócio brasileiro, desde os tempos coloniais, em 2023 produziu em torno de 55 milhões de sacas beneficiadas em área de quase 2 milhões de hectares, colocando o país na liderança isolada como maior produtor e também exportador do mundo. Somente no mês de agosto de 2023 o Brasil registrou 3,7 milhões de sacas exportadas, chegando ao acumulado de praticamente 23 milhões de sacas desde janeiro de 2023. Os principais compradores do café brasileiro são Estados Unidos, Alemanha, Itália, Japão e Belgica.
Os cafés considerados de qualidade superior ou que tenham selos de produção sustentável também vem crescendo no cenário das exportações, representando 16,5% do tatal de café exportado, sendo enviado principalmente para Estados Unidos, Alemanha, Belgica, Holanda e Reino Unido.
Fazenda em São Gonçalo do Sapucaí-MG com nosso parceiro Willer de Carvalho Arantes.
Quanto ao consumo interno de café no Brasil só os Estados Unidos superam a quantidade consumida, já se estima que entre 5 a 10% dos cafés consumidos no país sejam cafés especiais, vendidos em cafeterias, restaurantes, hotéis, e-commerce ou em supermercados. Este crescimento de pessoas que estão se apaixonando pelos cafés especiais tem se dado devido a descoberta dos diferentes sabores encontrados em cada café e as expectativas são de que este consumo só aumente.
E por fim, separei algumas curiosidades sobre café:
- Os principais produtores de café são países mais quentes localizados nos continentes americano, africano e asiático;
- O café foi descoberto na Etíopia e lá era comum neste período o consumo da polpa nas refeições ou para produção de sucos que quando fermentados transformavam-se em bebidas alcoolicas.
- O café arábica é naturalmente mais doce que o café robusta;
- Um das principais substâncias presentes no café é a cafeína e trás muitos beneficios ao nosso organismo (SAIBA MAIS).
Lembrando que a qualidade começa com a escolha dos grãos, a torra no ponto correto e a preparação adequada. Explore diferentes origens e métodos de preparação para descobrir os sabores que mais lhe agradam. Com cuidado e atenção aos detalhes, você pode desfrutar de uma xícara de café especial verdadeiramente excepcional.
Conheça nossos rótulos CLICANDO AQUI.