CAFÉ NÃO CAUSA AZIA
por Florada Mineira | 28 de junho de 2023
Se você é um apreciador de café, provavelmente já ouviu falar que a bebida pode causar azia e desconforto gástrico. No entanto, é importante ressaltar que nem todo café é igual. Os cafés especiais, com sua qualidade superior, podem oferecer uma experiência única, livre dos incômodos tão associados ao consumo de café. Neste texto, vamos explorar o mundo do café especial e desmistificar a ideia de que ele causa azia. Preparado para desfrutar do prazer do café sem preocupações?
O Café Especial
O café especial é conhecido por ser cultivado sob condições ideais, com os frutos maduros selecionados e com a torra no ponto adequado, sem queimar os grãos. Essa atenção aos detalhes resulta em grãos de alta qualidade, ricos em sabor e aroma, além de uma acidez equilibrada. Ao contrário do café tradicional, que muitas vezes é produzido em larga escala misturando todo tipo de fruto durante e colheita e processamento, bem como resíduos da limpeza, restos das plantas e até mesmo um pouco de terra, o café especial passa por um processo cuidadoso de seleção buscando destacar suas características sensoriais e trazer para xícara uma experiência única.
Mitigando a Azia
A cafeína presente no café estimula a produção de ácido clorídrico no estômago, podendo causar irritação no órgão e causar desconforto e até mesmo azia. As reações no estômago podem ser inúmeras, o que explica muito a relação de café e desconfortos gastricos. Para evitar tais problemas a recomendação é selecionar os cafés de torra média e os grãos 100% arábica, que contêm menor quantidade de cafeína (Saiba mais).
Dessa forma, o café faz mal ao estômago quando a pessoa consome a opção tradicional vendida no mercado. Já que, no café especial, os grãos não são queimados, nem há intenção de esconder defeitos da bebida, visto que o objetivo primário é apresentar a qualidade e a potência do produto. A principal razão pela qual o café pode causar azia é a sua acidez. No entanto, a acidez do café especial é geralmente mais baixa em comparação com os cafés comerciais. Isso se deve a fatores como a seleção de grãos de qualidade e a torra mais controlada, que reduzem a presença de substâncias irritantes para o sistema digestivo. Portanto, ao optar pelo café especial, você pode desfrutar de uma bebida mais suave, sem abrir mão do sabor e do prazer.
Oxidação do café
Toda matéria orgânica, quando submetida ao processo de oxidação, começa a se degradar. O processo acelera em temperaturas acima da ambiente, depois de pronto, o café inicia a oxidação após 15 a 20 minutos, a reação de oxidação se agrava se ele estiver adoçado, estima-se que a bebida estará totalmente oxidada em cerca de uma hora após o preparo.
Isso não significa que o uso da térmica deve ser suspenso! Apenas que o consumo deve ser o mais rápido possível, a fim de saborear o café no melhor de suas condições de sabor e aroma.
Quantidade e horários para se tomar café
Uma quantidade considerada segura no consumo de café é de até 4 xícaras diarias, consumindo nessas quantidades o café tem funções benéficas a nossa saúde, protegendo o coração de doenças cardiovasculares, por conter antioxidantes naturais evitam também a ação dos radicais livres, além de estimular a frequência cardíaca ao mesmo tempo em que causa dilatação dos brônquios, facilitando nossa respiração. Lembrando sempre que quem já apresenta alguma disfunção gástrica deve consultar um médico para recomendações de consumo do café.
Pode parecer estranho, mas existe uma hora adequada para se consumir o café. Nosso organismo tem ciclos hormonais e um destes é o cortisol que ameniza o efeito da cafeína em nosso corpo, portanto se fizermos o consumo do café em horários de maior pico de produção do cortisol podemos reduzir o efeito da cafeína, dendo assim, os melhores horários para beber uma xícara de café são das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h (Saiba mais).
*Lembre-se de que cada organismo é único, e é importante conhecer suas próprias sensibilidades e limites. Se mesmo com o consumo de café especial você ainda experimentar desconfortos, é recomendado buscar orientação de um profissional de saúde.