NOTAS SENSORIAIS
por Florada Mineira | 19 de abril de 2023
Você já deve ter se deparado com a situação de pegar um café especial e perguntar-se que sabor é este que consta no rótulo? Café com sabor de chocolate? Morango? Caramelo? Mel? De onde vem esses sabores?
As notas sensoriais são percepções que temos quando algum alimento toca nossa língua, estes sabores estão armazenados em nossa mente, como se fosse uma biblioteca de sabores de acordo com suas experiências com diversos alimentos. Então é muito importante lembrar que o café é uma fruta e terá diversos sabores conforme as variedades utilizadas e também quando os processos produtivos são realizados com excelência, por exemplo nosso Catuaí vermelho com notas sensoriais de frutas vermelhas.
Todos esses sabores são identificados pelos Q-Graders (profissionais qualificados para classificar cafés especiais) baseados na roda de sabores que contém uma ampla gama de possibilidades, desde sabores agradáveis até sabores extremamente ruins e que não são desejáveis para o café.
Para desenvolvermos a habilidade de identificar essas notas devemos alimentar nossa biblioteca com experiências gustativas, sentindo aromas e sabores de produtos variados ao longo de nosso dia a dia, podemos treinar cheirando frutas, nozes, castanhas, chocolate, mel entre outros alimentos que consumimos.
Agora que já sabemos como treinar nossas habilidades para identificar essas características, basta exercitar toda vez que preparamos um cafezinho, desde o momento que abrimos a embalagem cheirando o café, curtindo o aroma do pó quando adicionamos a água e por fim ao ingerir a bebida.
Sabendo que não há nenhum tipo de adicão para formar essas notas no café é muito importante que tenha o cuidado ao comprar, sempre procurando locais idôneos.
Aqui você encontra CAFÉS DE QUALIDADE, com avaliações feitas por profissionais sérios e certificados.